sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

NATAL REVISITADO

Foto por Fernando Campanella


Um anjo desceu à terra
em lusco-fusco nutrido
cometa de um céu ausente
carente feito a loucura fria

(se eu voasse nessas asas
pleno não sei de que plenitudes
e em algum presépio aterissasse
talvez uma fenda se abrisse
para um deus infante buscado).

Baixou à terra um anjo sujo
sintético da agonia
anjo não denominado
desfeito em penas
em fiapos de graça esgarçado.

Porém a terra azulou
casebres iluminaram
a mãe pôs lenha no fogo
o pai trouxe a carne mais tenra

e o cheiro de carne e vinho
tornou a noite especial.

Crianças, anjos mais definidos,
espiaram frestas
antecipando mimos de natal.

E o pacto de corações ilhados
firmou-se então em alívios.

Anjo roto, neurótico,
anjo todas as dores
porém ainda anjo

infinitamente alegria -
belo anjo revisitado.

(Fernando Campanella, 1988)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

MUNDOS E LUZES


Foto por Fernando Campanella


natal, lanternas vermelhas que lembram Bangcoc, eu nunca estive em Bangcoc, vitrines caras, lampejos de Nova Iorque, anjos caricaturais, fonte iluminada na praça, gente, gente, a loja de departamentos ainda me chama, na esquina a conhecida me conta do novo amor que conheceu em Istambul, um empresário norte-americano trabalhando em Bagdá, e me diz: estive também em Paris - eu penso Champs Elysées, uma mulher talvez pense neste instante em no Tâmisa se afogar, no supermercado alguém comigo desabafa: salário mínimo, assalto, bolachas, o caixa loiro diz a um homem: só tenho dezoito anos, baiano (e eu de certas ternuras tenho uma espécie de fome), "mulher é bom, mulher é bom demais", grita o funk num carro, onde é minha pátria?, lentamente tudo incorpora contornos de tudo - Pequim amarra o burro em Quixadá que importa sonhos de Roma, do Canadá - e num truque de mágica tudo de mim se aparta, no estacionamento leio Parking, ao dobrar a esquina já vou tarde, sou um bólido, sólido nada...me pede então um trocado um papai-noel sujo, esquálido

Fernando Campanella

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDES (POEMA DE DEZEMBRO)

Foto por Fernando Campanella

Dezembro acende as luzes
em ricos pinheiros de natal.
Mas é naquela árvore
solitária nas grotas
ou à beira da estrada
que se agregam os bem-te-vis
e tagarelam as maritacas.

Mangueiras, perobas, flamboyants -
ao pássaro tanto faz:
folhagens são mimos anônimos.

(Eu insisto em um Deus
que se ergue em tronco
e esparrama os braços
para acolher os seus.)

Fernando Campanella

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ANSEL ADAMS, AARON COPLAND, E A ARTE

Trabalhos de Ansel Adams encontrados na Internete

Appalachian Spring, obra do compositor norte-americano Aaron Copland, apareceu em minha vida em uma fase de grande inquietação da sensibilidade, de busca de alguma vazão pela arte, além da poesia, porém ainda sem os meios definidos para tal.

Algum tempo depois comecei a me dedicar à fotografia, a princípio como diversão ou passatempo, vindo a transformar-se a mesma em um canal para a expressão artística que sempre esteve latente em mim.

Há alguns meses pesquisei sobre Copland e, para minha surpresa, encontrei um trecho da Appalachian Spring no youtube como fundo musical para a apresentação de imagens de Ansel Adams, renomado fotógrafo norte-americano (1902-1984).

Impressionado com a beleza das fotos de Adams, em preto e branco, feitas com câmera analógica, senti uma grande identificação com o artista, surpreso por certa semelhança de seus temas com meu trabalho, respeitada, obviamente, a distância técnica entre as criações do grande mestre e as minhas.

Considerado grande fotógrafo do século XX, Ansel Adams fez história com as imagens deslumbrantes de paisagens que nos legou, particularmente as do Parque Nacional de Yosemite, localizado nas montanhas da Serra Nevada, na Califórnia, local que visitou todo ano, de 1916 até o final de sua vida.

Foge ao objetivo desta postagem discorrer minuciosamente sobre os processos e técnicas tão especiais de fotografia criados e desenvolvidos pelo artista. Os mesmos são descritos nos livros que escreveu, dentre os quais a série de três obras: A Câmera, O Negativo, A Cópia.

Mas, em resumo, podemos dizer que o fotógrafo demonstrou extremo rigor técnico em seu trabalho, começando pela escolha da máquina apropriada, "com seus ajustes precisos em função daquilo que o fotógrafo visualizou", passando pela reprodução no negativo daquilo que "o fotógrafo apreendeu na visualização, não necessariamente uma reprodução fiel da realidade. A técnica entra, assim, como um instrumento que flexibiliza o olhar e permite que o artista veja mais além, produza as imagens que sua mente visualiza a partir de uma cena".

Uma das citações de Adams sobre sobre a fotografia: existe gente demais fazendo somente o que lhe disseram para fazer. A maior satisfação que podemos obter da fotografia está na realização de nosso potencial individual, na percepção única de algo e em sua expressão por meio da compreensão dos instrumentos. Tire proveito de tudo: não se deixe dominar por nada, a não ser por suas próprias convicções. Qualquer esforço humano que valha a pena depende de muita concentração e grande domínio dos instrumentos básicos.

Levanta-se a questão de o fotógrafo ter se escravizado a esse rigor técnico que sempre perseguiu e postulou em seus livros, porém isso não obscurece seu  mérito de fotógrafo genial, mundialmente consagrado.

Minhas experiências, o que fui vivendo e conhecendo, a Appalachian Spring, de Copland, a fotografia de Ansel Adams, Minas, e tanto mais, refletiram-se e irão se refletir na arte da fotografia que tento criar. E nas palavras de Adams:

"Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos."

(Fernando Campanella)

(Fontes de pesquisa: Wikipédia e Pensador.info)

Aqui, os links de um site onde postei as três fotos minhas em que percebi uma identificação temática com o trabalho de Adams, nas três fotos dele que abrem este post:

1)   http://www.flickr.com/photos/campanula/7739250216/in/set-72157621907249679

2)   http://www.flickr.com/photos/campanula/8180085098/in/set-72157622573151732

3)   http://www.flickr.com/photos/campanula/7354811286/in/set-72157626781448806

Abaixo, o vídeo com as imagens de Adams e um trecho de Appalachian Spring  de Aaron Copland:



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TODA GROTA


Foto por Fernando Campanella

Pra baixo
toda terra gruda;
pra cima 
nem o diabo empurra

(no fundo
toda grota é o mundo).

Fernando Campanella


domingo, 18 de novembro de 2012

HÍMEN DE MINAS


Foto por Fernando Campanella


Há um momento na tarde
em que te oferendas, nua,
em que te esquece a identidade
de virgens tristonhas e ave-marias

e desce a ti o profano silêncio
das infinitudes -

instante em que a luz poente   
te deflora a gravidade
tingindo de teu sangue
a longa noite que inicia.  

Fernando Campanella

domingo, 11 de novembro de 2012

LEVE

Foto por Fernando Campanella


O pássaro corta um risco na água,

ferindo breve a superfície do cristal.

Depois voa voando mais leve,

ferindo agora outro risco no céu.

No azul aeróbico do amplo espelho

ele se enxerga no arco do sol.


E voa voando mais leve...



(Tola ave que voa breve,

bem mais leve é meu astral.)
Fernando Campanella