terça-feira, 9 de junho de 2009
CEIFA
Foto by Fernando Campanella
Um jardineiro vem de meu jardim
certas pragas arrancar
porém de uma se esquece
e esta ,sorrateira,
vinga o descuido em flor -
cinco mínimas pétalas
em cor
que a meu coração de abelha
vêm sedutoras tentar.
Obrigado, jardineiro,
sem pudores te confesso:
nestes pistilos me deito,
me esfrego nesta flor mais rara
das tantas que já vivi a namorar.
Fernando Campanella
SELVAGEM
TIRIRICA
Segundo o site informativo Wikipédia, a Tiririca , Cyperus rotundus, é uma planta de rápido desenvolvimento, com maior amplitude de distribuição no mundo. Originária, provavelmente, da Índia, encontra-se em países de clima tropical, subtropical e temperado. Sua introdução no Brasil, acredita-se, deu-se atráves dos navios mercantes portugueses nos tempos coloniais. Sua tremenda capacidade de multiplicação faz com que forme até quarenta toneladas de matéria vegetal por hectare.
A Tiririca é considerada a planta daninha mais nociva e disseminada do mundo. Informação obtida no site:
ORA-PRO-NÓBIS
Ora-pro-nóbis
http://gororobasdobrasil.blogspot.com/2008/03/ora-pro-nbis.html
1)Bruna Rafaela Veiga Brasil, em seu blogger 'Gororobas do Brasil (vide acima) nos dá a informação sobre esta planta, o Ora-pro-nóbis. Seu nome científico é Pereskia Aculeata Miller. Seu nome popular foi dado, dizem, por pessoas que colhiam plantas na casa de um padre enquanto este rezava o seu 'ora-pro-nóbis. Já foi considerada uma praga. Mas hoje suas folhas e comestíveis são muito utilizadas na tradicional cozinha mineira.
Segundo nos informa ainda Rafaela, em Sabará, MG, existe um concurso de receitas com a planta. Suas flores duram apenas um dia.
Recomendo uma visita ao blogger, onde, além de receitas culinárias, podemos encontrar também informações sobre dieta, plantas, etc.
2)Aqui, um vídeo da mais.uol.com.br, sobre o festival de receitas com Ora-pro-nóbis em Sabará, MG
Assinar:
Postagens (Atom)