quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

SÃO LUÍS DO PIRAITINGA


Foto by Antonio Carlos Januário

A igreja Matriz de São Luís de Tolosa ( foto), segundo o site 'Cidades Históricas' http://www.cidadeshistoricas.art.br/paraitinga/par_mon_p.php foi construída no século XIX em São Luís do Piraitinga, estado de São Paulo. Com uma arquitetura mesclada de elementos dos estilos barroco e neo-clássico, tem em seu interior inúmeros afrescos e vitrais. Sua nave principal conserva muito do melhor do magistral estilo barroco.

Há alguns anos, na segunda quinzena de dezembro, estive nessa maravilhosa igreja onde assisti a uma apresentação especial de natal com orquestra e coral da cidade de São Paulo. A atmosfera do local, tão similar a Ouro Preto e congêneres, é algo que está gravado em minha mais grata lembrança.

Àquela época eu não tinha interesse por fotografia, perdi a oportunidade assim de registrar esse tesouro arquitetônico que preservava nossa história: São Luís do Piraitinga, como se sabe, teve oitenta por cento de seu centro histórico destruído pelas chuvas deste final/início de ano. E dois dos dos acontecimentos mais chocantes dessa tragédia foram os desabamentos, de sua igreja matriz , captado por um cinegrafista amador, e de sua Capela de Nossa Senhora das Mercês.

Há exatamente dois anos, no início de janeiro, meu amigo Antonio Carlos esteve na cidade e me enviou a belíssima foto, postada acima, onde se vê a igreja matriz mais ao centro. Fica aqui minha homenagem, minha solidariedade, aos habitantes desse lugar tão caro à minha memória. Sinto, então, como se eu próprio houvesse colhido essa imagem da foto, pois o amor a São Luís do Piraitinga, ao seu povo, à sua herança arquitetônica, tem tamanhos iguais em mim e em meu amigo. E em nós, Minas, com um passado comum com São Paulo e Rio de Janeiro pela longa e sinuosa Estrada Real e pelo Ciclo Cafeeiro que nos unem.

Aos Piraitinguenses ( acredito serem assim chamados os habitantes da cidade), ficam meus votos de recuperação de seus lares, e, se possível, de suas igrejas, visto que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico ( Condephaat) de São Paulo conserva as plantas originais das mesmas.

Fernando Campanella