quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

SÃO LUÍS DO PIRAITINGA


Foto by Antonio Carlos Januário

A igreja Matriz de São Luís de Tolosa ( foto), segundo o site 'Cidades Históricas' http://www.cidadeshistoricas.art.br/paraitinga/par_mon_p.php foi construída no século XIX em São Luís do Piraitinga, estado de São Paulo. Com uma arquitetura mesclada de elementos dos estilos barroco e neo-clássico, tem em seu interior inúmeros afrescos e vitrais. Sua nave principal conserva muito do melhor do magistral estilo barroco.

Há alguns anos, na segunda quinzena de dezembro, estive nessa maravilhosa igreja onde assisti a uma apresentação especial de natal com orquestra e coral da cidade de São Paulo. A atmosfera do local, tão similar a Ouro Preto e congêneres, é algo que está gravado em minha mais grata lembrança.

Àquela época eu não tinha interesse por fotografia, perdi a oportunidade assim de registrar esse tesouro arquitetônico que preservava nossa história: São Luís do Piraitinga, como se sabe, teve oitenta por cento de seu centro histórico destruído pelas chuvas deste final/início de ano. E dois dos dos acontecimentos mais chocantes dessa tragédia foram os desabamentos, de sua igreja matriz , captado por um cinegrafista amador, e de sua Capela de Nossa Senhora das Mercês.

Há exatamente dois anos, no início de janeiro, meu amigo Antonio Carlos esteve na cidade e me enviou a belíssima foto, postada acima, onde se vê a igreja matriz mais ao centro. Fica aqui minha homenagem, minha solidariedade, aos habitantes desse lugar tão caro à minha memória. Sinto, então, como se eu próprio houvesse colhido essa imagem da foto, pois o amor a São Luís do Piraitinga, ao seu povo, à sua herança arquitetônica, tem tamanhos iguais em mim e em meu amigo. E em nós, Minas, com um passado comum com São Paulo e Rio de Janeiro pela longa e sinuosa Estrada Real e pelo Ciclo Cafeeiro que nos unem.

Aos Piraitinguenses ( acredito serem assim chamados os habitantes da cidade), ficam meus votos de recuperação de seus lares, e, se possível, de suas igrejas, visto que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico ( Condephaat) de São Paulo conserva as plantas originais das mesmas.

Fernando Campanella

7 comentários:

  1. Uma judiação o que aconteceu lá. Mas uma beleza o que vem acontecendo, a solidariedade, o senso cívico (se assim se pode chamar), artístico, religioso do povo, a sensibilidade, a vontade para reconstruir. Estão de parabéns por resistir tão belamente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Brandão, pelas manifestações de habitantes da cidade nas reportagens a que assisti , pude perceber um grande amor, um orgulho cívico pelo lugar onde vivem. Um exemplo para todos. E São Luís de Piraitinga , segundo informações que obtive, tem um dos patrimônios históricos mais bem preservados do país.
    Obrigado pelo comentário. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, saudades imensas de você!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Que Deus os ajude. A foto é linda, tão familiar para mim, parece um qualquer povoado daqui.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. A foto é linda, linda... Junto-me a torcida pelos habitantes na recuperação da cidade e do patrimônio perdidos.

    Parabéns pela postagem, Fernando!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por me prestigiar colocando uma imagem q captei em um momento especial em um lugar especial, igualmente... Dói na alma, ver um lugar tão lindo e cheio de história em ruínas. Ms o brasileiro não desiste nunca, q avante a reconstruçao desse berço lindo de cultura e história! Belo texto!!

    ResponderExcluir