segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DA PÁTRIA


Pátria: educação e saúde a todos.
(Foto by Fernando Campanella)


(Dedico o texto abaixo, escrito hoje, sete de setembro de 2009, ao meu caríssimo amigo em poesia, José Carlos Brandão.)



Neste dia da Pátria, examinemos alguns chavões que vêm acompanhando, ao longo de nossa história, a nossa mãe gentil:

- Dos descobridores tivemos: ‘...em se plantando (em terra brasilis) tudo dá.' Estavam certos os navegantes. De azeitonas a abacaxis, de cerejeiras a Flamboyants... Mas melhor reconsiderarmos o uso dos agrotóxicos.

- De Charles de Gaulle, ouvimos, supostamente, a pérola: ‘O Brasil não é um país sério.’ Ironicamente, se o fôssemos, sr. estadista, não teríamos entregado nosso ouro, teríamos estabelecido colônias na África e na América.

- Do ufanismo, a máxima: ‘O Brasil será o celeiro do mundo.’ Melhor seria, senhores ufanistas, que nosso país fosse celeiro de si próprio, em primeira instância, pois assim eliminaríamos nossos bolsões de Biafras e Haitis.

-Da ditadura: ‘Brasil, ame-o ou deixe-o.’ Os formuladores dessa bravata realmente não conseguem entender que são os próprios políticos que dão ‘bye-bye’ ao país, refugiando-se em seus paraísos fiscais, os primeiros a deixarem para trás nosso país como um modelo de pátria.


Dos ecologistas: 'A amazônia é o pulmão do mundo'. Muita responsabilidade para esse 'pulmão' arcar com a poluição de todo um planeta, incluso o Brasil.

-Do futebol: ‘Pra frente, Brasil!’ Está certo, sempre pra frente, sem nos esquecermos de que futebol e carnaval não solucionam os problemas de uma nação. Atrás vem injustiça, e gente.

-Do nosso imaginário: ‘Deus é Brasileiro.’ Que maravilha, porém os ‘milagres’ de saúde pública e educação para todos ainda não aconteceram por aqui.

-Da geografia: ‘O Brasil é um país sem cataclismos, sem grandes desastres naturais.’ Sim, porém o clima e a terra também se ressentem de tanto abuso, e maus tratos.

- E, finalmente, da voz geral: ‘O Brasil é um país do futuro.’ Há anos ouço tal previsão. Espero que eu não morra sem vê-la cumprida.

E por falar em país do futuro, vamos torcer para que o ‘Pré-Sal’, não seja mais um ufanismo brasileiro, mais um motivo para entreguismo, ou mais um bolo jamais repartido. E, com tanto petróleo a ser descoberto em nossas águas, que o Iraque não venha a ser aqui.

Feliz dia da Pátria a todos.








Fernando Campanella, 07 de setembro de 2009.





DO MUNDO


Foto by Ana Pires*

...somos frágeis barcos sobre as horas.
(Fernando Campanella)

Vão, que já não são meus
os filhos, os versos, a estória.
Comigo não ficam meus passos
nem o desenho do corpo.

Vão os que do mundo vieram:
as folhas, os porres, os cansaços.

Se depositamos guirlandas e lágrimas
aos pés deste Deus, meu amor,
nossos tesouros já não ficam ensismemados.

Vão, pois,
fiquem vazios nossos barcos
por tamanha generosa partida.

E para tantos outros encontros
solte-se a órbita do peito no espaço.

Fernando Campanella , 1988

*Ana Pires, autora da bela foto acima, é filha de minha amiga-poeta Graça Pires.