segunda-feira, 28 de junho de 2010

MAGO


Foto por Fernando Campanella

...mas as pessoas da sala de jantar
essas pessoas da sala de jantar
são ocupadas em nascer e morrer...
(Mutantes)

Lá vem o dono da arte
de fraque açafrão
e cartola chinfrim.

Lá vem o mágico
da Cia. das cores
da estrepolia dos sons
que rima coração com abóbora
e reconcerta os tons.

Quanto lhe dão
por um assombro de imagem,
pela pantomina dos sonhos?
(Talvez o mundo, um ‘ não, obrigado’
Ou um pontapé no selim.)

Que importa?
O mago o que é?
É ladrão de beleza,
é revelia.

É também clown
que pirueta a tristeza
solta pum
e cheira a capim.

Fernando Campanella, 1998

Pesquisando vídeos para esta postagem, deparei-me com 'Panis et Circenses', dos Mutantes, e ouvindo a música foi todo um passado ( final da década de sessenta/início dos anos setenta) despertando em mim.
Que poder tem a música de evocar vivências! No caso especial dessa canção ouvida hoje foram uma época, um sentimento de mim, do mundo, reavivados.

Tempos tenebrosos aqueles no Brasil, politicamente falando. A ditadura em pleno domínio de corpos e mentes. E, na contrapartida, a mais bela irreverência e a renovação na MPB, com as presenças de Caetano, Gil, Gal, Bethania, Chico Buarque, Vandré, Ney Matogrosso, Os Mutantes...

Bem-vindas foram a juventude e a coragem daquela arte, trazendo a leveza, e também o protesto, a contestação dos valores autoritários arraigados na mentalidade patriarcal de nosso país.

Houve mudanças desde então: abertura política, outras visões e posturas. Porém, muito há, ainda, por se fazer, , a evolução, segundo me parece, é um processo, não um fim em si própria.

'Panis et Circenses' permanece incrivelmente jovem, tão válida naqueles tempos como agora. Nos dois vídeos aqui apresentados, temos duas leituras mais atuais da música dos Mutantes. O primeiro nos traz um ótimo trabalho feito por alunos da Univali (Universidade do Vale do Itajaí); o segundo é um vídeoclipe com a interpretação de Marisa Monte.

A arte não tem idade, e que assim seja com nossos corações.


http://www.youtube.com/watch?v=VPN4lwVcZLo