sábado, 10 de outubro de 2009

PEROBA (?) À LUZ DA TARDE


Foto by Fernando Campanella


Em minha postagem sobre a Peroba-branca, de alguns dias atrás, relatei como vim a saber o nome de minha companheira de caminhada de longa data. Procurei identificar através de sites especializados a veracidade da informação que um pescador me passou. Realmente a àrvore da foto assemelha-se a uma Peroba.

Porém, não satisfeito, em subsequentes caminhadas continuei indagando a transeuntes no local sobre o nome da mesma. Obtive outras respostas: alguém disse tratar-se de uma Samoa Ornamental, outro, de uma Tarumã, e ainda outro, de uma Pereira.

Creio que posso descartar as possibilidades quanta a árvore em questão ser uma Tarumã, ou Pereira: as fotos que vi destas em nada condizem com a imagem da foto. Quanto à Samoa, nada encontrei sobre essa árvore, desconhecida por mim, na Internet.

Fica o impasse. Peroba? Por enquanto fico com esse nome. Uma identificação , ou até uma confirmação, sobre a mesma seriam muito bem-vindas.

Mas o mais importante é um pouco desta luz da tarde que captei sobre a árvore. Luz indecifrável diante da qual as palavras se recolhem.

Fernando Campanella