sexta-feira, 5 de junho de 2009

LÓTUS





Acima, um trabalho de formatação de minha amiga Leila Laderzi com meu poema e foto de meu amigo Antonio Carlos Januário. Agradeço aos dois por comporem comigo esta bela imagem. Três sensibilidades unidas pela arte.

O poema acima encontra-se em duas versões, difícil optar, apresento as duas:

Lótus
Meu lago
meu lodo
o todo obscuro da alma.

Ali onde tantos se afogam
eu sonho meu lótus
eu escrevo nas águas.

LÓTUS
Meu lago
meu lótus -

ali onde tantos se afogam
eu escrevo nas águas.

(Fernando Campanella)

ERRÁTICO



http://www.jornallivre.com.br/
images_enviadas/o-que-e-anemona6-jpg.jpg*


Meu frágil eu, apanhador de minha alma, foi enredado desde cedo ao mar. Interpelavam-me os narcisos às sombras úmidas; as vagas inclementes acidulavam minha língua e minhas narinas. De que espuma, aquele branco gosto? De que mariscos, aquele olfato abissal?

Meu barco, gaivota da mais desamparada figura, soçobrava às ondas. Navegante das causas perdidas, recorri à poesia que por mim advogasse. Meu óbulo foi assim o mergulhar nas palavras encantadas . Meu destino foi sorver, gota a gota, de meu mar.

O resgate do labirinto das fossas é hoje este silêncio , interface, onde antes era ruído e mundo errático . Senhor de mim, creio que me venci. Ainda a duras penas recolho belezas, estas estrelas marejadas, aqui, acolá , e, deste Hades líquido, vou aprendendo a furtar leveza.

Herói sem grandes causas, minha glória é que experimento o amor, e como aquáticas, inebriadas, anêmonas sinto-me, então, a flutuar.

Fernando Campanella, 28/10/2007



*"As anêmonas do mar são animais exclusivamente marinhos, do Filo Cnidária ou Celenterado, mesm grupo dos corais, medusas, gorgônias, caravelas e hidras."

Fonte: http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/o-que-e-anemona6-jpg.jpg

A imagem da anêmona do mar acima é uma foto que eu gostaria de ter feito. Dou os parabéns ao seu autor cujo nome infelizmente não pude obter. Se ele a conseguiu de um aquário, ou mesmo do fundo do mar, não importa. Sua alma , pelo mágico processo da fotografia, uniu-se à alma do objeto focado e nessa simbiose realizou essa maravilha a qual agora encanta e inspira outros olhos. Almas encontrando-se na arte.
(Fernando Campanella)

Trata-se, a imagem da foto, de uma Heteractis crispa. Esse anêmona de longos tentáculos "...prefere se fixar à rocha, e pode começar a escalar os vidros se o aquário não oferecer luz suficiente. Gosta de bastante circulação de água... Aceita bem alimento e cresce relativamente devagar..."

Fonte: http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/o-que-e-anemona6-jpg.jpg