sábado, 28 de fevereiro de 2009

CACASO



Foto do site 'etcetera revis
ta eletrônica de arte e cultura'

"...Mineiro de Uberaba, o poeta Antonio Carlos Ferreira de Brito (1944-1987), conhecido como Cacaso, viveu desde os onze anos no Rio de Janeiro. Cacaso estudou filosofia e lecionou teoria literária na PUC-RJ. Foi também ensaísta e letrista de música popular. Nesse último gênero foi parceiro de compositores como Edu Lobo, Francis Hime, Sueli Costa e Maurício Tapajós..."

"Jogos Florais" esboça uma crítica ao chamado milagre econômico dos anos 70 e retorna à "Canção do Exílio". O espírito da paródia e da gozação estão em toda a obra de Cacaso. O poema que originou o título da coletânea Mar de Mineiro — um título que, por si só, anuncia um conteúdo jocoso — chama-se "Fazendeiro do Mar", uma óbvia brincadeira com o Fazendeiro do Ar, de Carlos Drummond de Andrade..."

Carlos Machado , trechos de uma apresentação de Cacaso, e alguns de seus poemas, no site, Ave, Palavra, Poesia. net.
http://www.algumapoesia.com.br/poesia2/poesianet199.htm



JOGOS FLORAIS I

Minha terra tem palmeiras

onde canta o tico-tico.

Enquanto isso o sabiá

vive comendo o meu fubá.

Ficou moderno o Brasil

ficou moderno o milagre:

a água já não vira vinho,

vira direto vinagre.

(Cacaso)


LAR DOCE LAR

Minha pátria é minha infância:

Por isso vivo no exílio.


Cacaso, de Na Corda Bamba (1978)


Cláudio Nucci, cantor e compositor, do gupo Boca Livre, também com carreira solo, interpreta trecho do "Mar de Mineiro', música com letra adaptada do poema de Cacaso.

http://mp3.mondomix.com/player.php?oid=18141&otype=1&olng=en



2 comentários:

  1. Andei lendo algo sobre Cacaso e gostei de seus poemetos. É interessante como ele junta o amor e o humor nos versos, como em

    "Happy end

    O meu amor e eu
    nascemos um para o outro

    agora só falta quem nos apresente

    (Cacaso)

    Uma delícia conhecer esse povo mineiro tão inspirado na poesia e na música. Ultimamente tenho estado apaixonada por um cantor mineirinho muito bom, que faz um estilo de música romântica que adoro, o Vander Li.

    Obrigada por partilhar essas preciosidades!

    Bom restinho de sábado prá você!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Flor, tua presença em minhas páginas me enche de alegria. Já ouvi falar em Vander Li, vou procurar mais informações, tipo algum youtube, depois comento sobre ele com vc.
    O Cacaso pertence a uma geração da chamada Poesia Marginal. Irreverente, informal, esta poesia buscou inspiração poesia da geração modernista e na tropicália. O Cacaso fez muitas letras de música também. Pena que faleceu cedo. Grande abraço pra vc.

    ResponderExcluir