sexta-feira, 20 de março de 2009

AVIS CARA


Desenho: G. Cabaça - ImagDOP*
www.horta.uac.pt/.../2002/gaivooF_lq.jpg

Estás aqui comigo, amor,
tuas ondas
que a meus sonâmbulos peixes
ainda escamam;

teu pescoço em colar de sargaços,
tuas anêmonas-sereias
que os dias e as noites
ainda me cantam.

Aqui, ainda, o marulhar infindo,
o saciar tamanho,

teus faróis e teus dorsais abismos
em redes obscuras que me entranham.

Tuas asas errantes, ave cara,
ainda fazem de meus rochedos
a sua mais noturna morada.

Estás absolutamente aqui, amor,
( ‘Eternamente’ – sussurras-me )
mas até quando?

Fernando Campanella

*"... A gaivota, mais conhecida nos Açores como garça, é a única ave marinha residente do arquipélago. Nidifica em todas as ilhas e apresenta uma população de cerca de 6.400 indivíduos. É uma ave pouco estudada que ocupa uma grande diversidade de habitats, incluindo ilhéus, lagoas e costas rochosas. Alimenta-se de forma oportunista, ingerindo uma grande variedade de presas (rejeições e restos da pesca, pequenos mamíferos, aves e lixo)..."

( Trecho extraído de "Ave Marinha dos Açores", por Ana Meirinho e desenho de G. Cabaça, ImagDOP, do site: www.horta.uac.pt/.../2002/Artigo.htm)

5 comentários:

  1. Maravilhoso poema! Lindo e límpido texto! Uma dos teus escritos mais lindos, acredite! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito deste poema, tb, Antonio, algo sentido, lírico, o eu lírico buscando suas imagens, suas metáforas para uma configuração do que sente. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiiiiiiiiiiiii........ poeta!

    Eu não conhecia o poema na íntegra, mas já havia me apaixonado pela frase q mantém em seu perfil:

    "Tuas asas errantes, ave cara,
    ainda fazem de meus rochedos
    a sua mais noturna morada."

    Perfeito no todo e fecha com uma medalha
    de encantamento e louvor. Eu acho!

    Bj GRDE!

    *Mari*

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, Mari. Então vc já havia visto um trecho dele lá no meu perfil do Orkut? Sabe, sem falsa modéstia, acho que estes versos lá do Orkut, integrantes deste poema, uma das coisas mais bonitas que já escrevi. E fico feliz que tenham te tocado, minha amiga. Ah, eu tenho um lirismo incorrígivel mesmo, rs.... Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Já te contei q antes de me sentar na Lua...
    fui Águia aqui no orkut?
    Mas tb gosto das gaivotas (ambas voam)
    Rsrsrssssssssss........
    Eu tinha um outro perfil (o primeiro)... a Lua era um perfil sigiloso com o qual me comunicava com minha filha q viajava pela Europa (ela era São jorge)
    hahahahahahahhhhhhh.... daí resolvi descansar.
    As vezes tenho saudade de mim como Águia, me sentia poderosa voando por todos os perfís e comunidades.

    *Mari*

    ResponderExcluir