quarta-feira, 1 de abril de 2009

2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO


Photo by : blog.hdreview.co.uk/



2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968) Duração: 156 minutos (edição final). Direção: Stanley Kubrick. Roteiro: Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke. Elenco: John Ashley, Robert Beatty, Keir Dullea, Gary Lockwood, Leornard Rossiter, William Sylvester, Daniel Richter. Oscar de efeitos especiais.

"...O cinema tem muitas razões para existir - proporcionar diversão aos espectadores, proporcionar trabalho para os profissionais da área, proporcionar lucro para os produtores. Mas o cinema, como qualquer outro meio de expressão artística, também tem razões que estão acima das leis do mercado. O cinema pode, às vezes, investigar a razão de ser do próprio ser humano. É o que faz "2001 - Uma odisséia no espaço". Ao mostrar como o homem separou-se dos outros animais e evoluiu tecnologicamente, a partir de um diferencial que ninguém explica muito bem (o "monolito", ou "a mão de Deus", como quiserem), Kubrick pergunta onde essa evolução vai nos levar. Voltaremos a uma encruzilhada existencial (outro monolito; o encontro com outra civilização)? Seremos prisioneiros da mesma tecnologia que nos libertou da animalidade, perdendo a luta evolutiva para seres sem alma, mas superiores intelectualmente? Ou renasceremos, transformados, para começar um novo ciclo, quem sabe agora livres do corpo físico, que ainda é herança da pré-história? ..."

Carlos Gerbase (http://www.terra.com.br/cinema/favoritos/2001.htm)


Cena completa do final do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=f88NZ1sxWX0&NR=1


Trailers do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=vahx4rAd0N0&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=S6umxthz1Ys&feature=related




Ouça parte da trilha sonora do filme:

1) Richard Strauss (Also Sprach Zaratustra)

http://www.youtube.com/watch?v=cWnmCu3U09w

2)Johann Strauss II (Danúbio Azul)

http://www.youtube.com/watch?v=iGZ9GEelQAw

4 comentários:

  1. Perfeito, como sempre! Digno de um grande jornal, análise perfeita! Profissionalismo, indiscutível. A cada escrito, uma surpresa, uma demonstração que o tato na lida com os escritos é tua habilidade maior!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Antonio, Deus te ouça. Tua visita, meu amigo, é indispensável, como a dos outros amigos que aqui vêm. Bata o ponto todos os dias, por favor, rs....Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amoreeeeeeeeeeeee.........

    Batendo o ponto e lhe dando os parabéns
    e pronto!
    Rsrssssssssss.........

    Bjus!

    *Mari*

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO, QUERIDA MARI, SINTO FALTA DE TUA PRESENÇA AQUI. BJOS.

    ResponderExcluir