Foto by Fernando Campanela
Presto aqui, no dia de meu aniversário, minha homenagem a esse santo do qual veio-me o nome Antonio Fernando.
Santo Antônio do Itaim é uma região rural pertencente ao município de Pouso Alegre, sul de MG, cujo nome inspirou-me esta oração de alguma alma que habita o imaginário, a ancestralidade da qual estamos imbuídos, de que somos herdeiros, devotos ou não:
Santo Antônio do Itaim,
intercessor das tentações,
agradeço, meu bom santo,
pelas bênçãos que recebi
mas meu vestido de noiva
já não me encanta , nem me veste,
foi se encolhendo ao tempo,
juntando nódoas e traças
das núpcias que desfiz.
Nove vezes nove terças-feiras
vi crescerem e minguarem
as luas, os brotos de meu capim.
agora, descasada do mundo,
vou recolhendo cacos, fiapos
desta minha vidinha sem fim.
Faz com que eu me cubra de estrelas
da imensidão do teu céu
nas águas de onde saí.
De mim, só a velha carroça,
sem mais canarim pra tratar
e ainda fiel devota de ti
mais uma vez,
agora teu nome em meus seios,
vou acender sete velas,
sete rosas vermelhas ofertar.
(Se ainda solteiro, meu homem,
meu santo, concede-me a graça,
a bênção das bênçãos,
de contigo pro altar me levar.)
Fernando Campanella
*Responso: oração a Santo Antonio para que se achem coisas perdidas ou não aconteça mal que se receia.
Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, o santo António de Lisboa, ou de Pádua, para os italianos, nasceu em 15 de agosto , entre 1191 / 1195 . Por volta de 1211, ingressou como noviço na na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho em cujos mosteiros realizou estudos de Direito Canônico, Filosofia e Teologia. Integrou-se à Ordem de São Francisco após a chegada à Lisboa em 1920 dos restos mortais de cinco franciscanos decapitados no Marrocos. Adotou, então, nessa nova ordem o nome de António.
O taumaturgo é mais lembrado como santo casamenteiro, apesar de também ser considerado um advogado das causas e das coisas perdidas, e intercessor das tentações infernais. Dizem que esse dom de 'arranjar casamentos' veio de sua extrema habilidade em reconciliar casais. Porém, há também estórias populares, anônimas, que sinalizam à origem dessa singularidade a ele atribuída
São muitas as simpatias, as novenas e os responsos* que lhe são dirigidos por milhões de devotos com o intuito de contrair matrimônio, ou encontrar objetos perdidos, nos países de fé católica. Muitas também as celebrações em sua homenagem nos primeiros treze dias de junho.
Faleceu no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade.
Resumo de matéria informativa das fontes:
Parabéns...Parabéns!!
ResponderExcluirO primeiro parabéns é pela linda homenagem feita a Santo Antonio,e o segundo é pelo teu aniversário poeta.
Amigo queridíssimo
ResponderExcluirA homenagem traduz bem o seu espírito sensível. Ficou belíssima a imagem junto ao texto, nesse diálogo semiótico que é bem o teu estilo. Parabéns pelo texto, pelo blog e pela pessoa maravilhosa que és!
feliz aniversário!
Abraço bem apertado
Concordo em numero, genero e grau, com as leitoras acima. Ah, e nem poderia ser diferente, sou Antônio também. Sei que esse é um dos santos mais populares e queridos da Doutrina Católica! Apaixonante ler o texto e apreciar a bela imagem! Abraço!
ResponderExcluirMuito obrigado, Dione, fico feliz por teres gostado da homenagem. Eu já havia escrito esse poema, e tirado a foto, em datas separadas. Então foi só conjugá-los, junto a uma pequena biografia que pesquisei e reelaborei com meu toque para realizar a montagem. Grande abraço.
ResponderExcluirBoa noite,Aíla, adorei a expressão 'diálogo semiótico'. E, olha, esse poema está um pouco da linha 'árcade' de que já falamos, não acha? Uma outra vertente de minhas incursões poéticas. Grande abraço, muito obrigado pela visita.
ResponderExcluirPois é, meu caro amigo Antonio Carlos, somos Antonios, e quase teu aniversário cai no dia 13 também. Olha, sou muito interessado nesta intercessões do sagrado na alma secular. Mistério intrigante. Grande abraço, obrigado peala visita.
ResponderExcluirAhhhhhhhhhhhh.........
ResponderExcluirEu ainda não tinha visto q já havia postado em
seu blogger sobre Santo Antonio...
Só estou vendo agora,(estou me sentindo uma tolinha. rsrs...
Avvvvvvvvvvvv..........
Já lhe disse q tenho um quadro grande dele,
né?
*Mari*
pedi au divino santo antonho de recompera senho esta carreta que foi roubada senho iluminai a onde estive e esta chave que perdida senho eu sei que tem este pode de nos ajuda eu pedindo po esta familia ?
ResponderExcluir